O Globo quer ter monopólio das perguntas e respostas

Quando eu já achava que nada mais me surpreenderia na imprensa brasileira, o jornal O Globo conseguiu se superar.

Em matéria intitulada “Petrobrás vaza (sic) em blog informações obtidas por jornalistas” o jornal choraminga a divulgação no Blog da Petrobrás de entrevistas concedidas a alguns jornalistas:

o blog quebrou a confidencialidade de perguntas enviadas à assessoria de imprensa da estatal por jornalistas dos principais veículos de imprensa do país.

Como assim confidencialidade? De onde O Globo tirou que respostas dadas a perguntas de jornalistas são confidenciais?

O mi-mi-mi de O Globo continua afirmando que:

Além de violar o sigilo dos órgãos de imprensa, a prática da Petrobras ignora regras estabelecidas pela própria estatal em sua comunicação com terceiros.

Que sigilo dos órgãos de imprensa é este que eles inventaram? Que eu saiba o objetivo da imprensa é publicar informações e não manter informações sigilosas.

Claro que o disclaimer existente nos emails da Petrobrás é bizarro, tendo em vista que se trata de uma resposta a um jornal, mas em nada invalida o fato de que as perguntas e respostas poderiam ter sido publicadas, pois é óbvio que não pode haver qualquer confidencialidade em uma entrevista para um veículo de comunicação de massa.

Se o jornalista quer confidencialidade em suas conversas, melhor procurar um psicoterapeuta. Exigir confidencialidade das suas fontes é, não só paradoxal, mas um claro manifesto de sua incompetência. Será que tudo o que ele pode oferecer a seus leitores é o monopólio de suas perguntas geniais e a exclusividade das respostas de suas fontes?

A Internet e os blogs acabaram com o monopólio do jornalismo e o desespero é tanto que eles querem ter o monopólio das perguntas e respostas. Ou o jornalismo brasileiro muda e deixa de se basear no monopólio das perguntas e respostas ou será substituído em breve pelas assessorias de imprensa.

O bom jornalista não precisa do monopólio das perguntas e respostas e nem de um diploma universitário. Ele faz bom jornalismo e pronto. Os demais, em breve, nada mais serão que moleques de recado das assessorias de imprensa.

Anúncios

13 thoughts on “O Globo quer ter monopólio das perguntas e respostas”

  1. ja disse e repito agora: “bom jornalismo” inclui lidar, sem chiliques, com o fato de q sua fonte pode publicizar aquela informaçao q é … pública !

    e, caro tulio, nao é de hj q digo q os melhores jornalistas sairam das redaçoes e foram pras salas de aula.

  2. Existem profissionais que precisam lidar com o sigilo, da fonte e das perguntas, como médicos, psicoterapeutas, e religiosos, no ambito do sacrossanto confessionário.

    É de se pensar de onde se tirou que exista qualquer obrigação nesse sentido em relações jornalísticas – certamente de nenhuma espécie de código de ética, escrito – talvez imaginado…

    Abraço

  3. Tulio,

    ótima postagem. Eu acho que os maus jornalistas já não tem como escapar do psicoterapeuta, pois a crise tá aí. A fábrica de linguiça tá exposta, como diz o Idelber.

  4. O desespero da grande mídia é patente! Os Blogs estão crescendo, até gigantes como a Petrobrás aderiram! A mídia está arrepiada, tremendo, apavorada com o fato de que não precisamos mais de seus ínfimos e tendenciosos espaços para leitores, agora cada um tem voz e voz ativa na internet e, no caso da petrobrás, pode ser lida (voz lida é engraçado mas ok) por milhares de pessoas, sem precisar do intermediário de má vontade…

    É uma revolução!

  5. Clap, Clap, Clap… onde fica a parte para assinar em baixo 😉

    Desespero pouco é bobagem! A velha e carcomida mídia tradicional está com seus dias contados. O monopólio da opinião já caiu há uns 5 anos!

    abs

  6. Artigo de qualidade e é bom ter conhecimento que nosso Estado de Minas, tem pessoas de inteligência e capacitade para desmentir esta imprensa feita para atender a elite egoista e conservadora deste país, mas graças a internet estamos libertando deste mal.Marcos Leonel de Campos- Pompéu MG

Os comentários estão encerrados.