Debate com o Sen. Azeredo

Obrigado a todos que deixaram suas sugestões de questionamentos para o debate com o Senador Eduardo Azeredo.

Concederam-me apenas 15 minutos para criticar o projeto (o senador teve 40 minutos para fazer sua exposição). Obviamente, não houve tempo para eu fazer todas as perguntas aqui propostas. Aliás, não houve tempo sequer para fazer todas as críticas que eu gostaria.

O público era formado principalmente por bacharéis e estudantes de Direito e, por este motivo, priorizei as questões técnicas.

Nenhuma das críticas que propus foi rebatida pelo senador e/ou pelo desembargador Fernando Botelho que saiu em seu auxílio. A maioria do público percebeu isso claramente.

Pelos calorosos cumprimentos do público ao final, sai de lá com a sensação de missão cumprida.

Um ex-aluno disponibilizou o áudio do debate no Rapidshare. A qualidade é muito ruim, mas dá pra ter uma idéia dos temas debatidos.

Espero em breve, compilar algumas de minhas críticas ao projeto de lei e publicá-las em um breve artigo.

Anúncios

1 thought on “Debate com o Sen. Azeredo”

  1. Oi, Túlio! Não encontrei o seu e-mail, por isso vou colar esta mensagem aqui.
    * * *
    Oi!

    Estou ajudando a colocar no ar um blog pela Confecom, o http://liberdadedeexpressao.net.br/. É um blog que durará apenas este ano e que se destina a informar sobre a Confecom, ser um fórum livre de debates sobre os temas a ela ligados, e disponibilizar informações que as próprias comissões estão com dificuldades de disponibilizar – como mail lists e locais de reunião.

    Nós, que estamos montando o Liberdade de Expressão não somos ligados a nenhum partido ou ONG envolvida no processo que já se encaminha e na nossa opinião, já corre o risco de ser uma iniciativa perdida, devido o desconhecimento da população, a despeito dos esforços das ONGs – que são muitos, pelo que podemos observar – de divulgá-la. Isto é compreensível, pois nem todo este conjunto de ONGs pelo Brasil tem a força comunicativa da mídia, que já faz seus esforços contrários, como é o exemplo do seminário da Globo na PUC São Paulo que ocorrerá em breve, e que já está sendo combatido pelo CA dos alunos de comunicação de lá.

    Quanto ao Liberdade de Expressão, pedimos que os blogs que discutem mídia indiquem seus posts para serem lá publicados, e pedimos um esforço de divulgação nos blogs, deste blog que quer sim crescer rapidamente, pois o momento é de perigo, já que há a possibilidade de que os movimentos progressistas percam a oportunidade de defesa de novas regras mais democráticas (a comissão organizadora, por exemplo, já está em funcionamento, e o balanço de forças que se conseguiu não é bom: governo, “sociedade civil empresarial” e o “resto” da sociedade civil com números iguais de representantes. mas a análise do contexto indica que nem tudo está perdido, pois a parcela do governo está dividida).

    Este blog quer ajudar a divulgar este processo e precisa crescer rapidamente, mas pelos motivos acima apontados.

    Por isso, outro pedido é que os blogs apontem a iniciativa do Liberdade de Expressão para que possamos formar uma rede, pois o leitor bem informado dos blogs pode vir a contribuir, e muito, nesta empreitada deste ano, que é a Confecom.

    * * *

    Túlio, acho que o seu texto é interessante, e gostaria de saber se você não está disposto a publicá-lo no blog Liberdade.

Os comentários estão encerrados.